A gota

O Que É?

A gota é uma doença caracterizada pelo excesso de ácido úrico no sangue e tecidos. Em gota, cristais de ácido úrico se deposita nas articulações, onde eles causam um tipo de artrite chamada artrite gotosa. Eles também podem ser depositados nos rins, onde eles podem causar pedras nos rins.

Existem três principais causas dos altos níveis de ácido úrico, que levam a crises de gota:

  • Uma dieta rica em produtos químicos chamados purinas, porque purinas são quebradas para baixo pelo corpo em ácido úrico. Alimentos que contêm purinas incluem anchovas; frutos de casca rija; e órgão de alimentos como fígado, rim e timo refogado.
  • Alta produção de ácido úrico pelo organismo. Isso pode acontecer por razões desconhecidas. Ele também pode ocorrer em determinadas genética herdada distúrbios metabólicos, leucemia e durante a quimioterapia para o câncer.
  • Os rins não excretar o suficiente de ácido úrico. Isso pode ser causado por doença renal; fome; e o uso de álcool, especialmente de binge drinking. Isso também pode ocorrer em pessoas que tomam medicamentos chamados diuréticos tiazídicos, que são usados para tratar a pressão arterial elevada.

Obesidade ou ganho de peso súbita pode causar níveis elevados de ácido úrico, porque os tecidos do corpo quebrar mais purinas.

Em algumas pessoas, a gota é causada por uma combinação desses fatores. Pessoas com história familiar de gota são mais propensos a desenvolver a doença.

Cerca de 90% dos pacientes com gota são homens com idade superior a 40 anos. A gota é muito raro em mulheres jovens e ocorre normalmente em mulheres muitos anos após a menopausa.

Sintomas

O primeiro ataque de artrite gotosa geralmente envolve apenas uma articulação, mais comumente o dedo grande do pé. No entanto, às vezes afeta outras articulações, como o joelho, tornozelo, punho, pé ou dedo. Na artrite gotosa, a articulação pode tornar-se vermelha, inchada e extremamente concurso público para o toque. Normalmente, até mesmo uma folha de cama escovar contra a junta irá desencadear dor intensa. Depois do primeiro ataque de gota, mais tarde, episódios são mais propensos a envolver várias articulações. Às vezes, se a gota dura por muitos anos, cristais de ácido úrico pode recolher nas articulações ou tendões, sob a pele, ou na parte externa das orelhas, formando uma esbranquiçadas depósito chamado tophus.

Diagnóstico

O seu médico irá perguntar sobre seus medicamentos, dieta, uso de álcool e sobre qualquer história familiar de gota. O seu médico irá examiná-lo, e ele ou ela vai olhar para a sua dor nas articulações e procurar a sua pele para tofos.

Seu médico pode usar uma agulha estéril para remover uma amostra de fluido a partir de sua articulação inflamada. Este fluido comum, serão examinadas no laboratório para microscópicos cristais de ácido úrico, que confirmar o diagnóstico de artrite gotosa. Seu médico também pode solicitar exames de sangue para medir o nível de ácido úrico no seu sangue. Dependendo da sua história e sintomas, você pode precisar de testes de sangue e urina para verificar o quão bem os seus rins estão a funcionar.

Duração Prevista

Sem tratamento, a dor da artrite gotosa geralmente dura por vários dias, mas ela é mais intensa durante as primeiras 24 a 36 horas. O intervalo entre os ataques varia muito. Algumas pessoas têm-las a cada poucas semanas, enquanto os outros passam anos entre os ataques. Depois de vários ataques de gota, um conjunto pode levar mais tempo para melhorar ou ficar inflamado e doloroso.

Prevenção

Para ajudar a prevenir a gota:

  • Siga uma dieta saudável.
  • Evitar o uso de álcool, especialmente de binge drinking.
  • Evitar a desidratação.
  • Perder peso, se está obeso.
  • Evitar diuréticos (comprimidos de água), se possível.

Para a maioria das pessoas com gota, restrições alimentares não parece ajudar muito, mas você deve evitar todos os alimentos que parecem desencadear ataques de gota.

Tratamento

Para tratar um ataque de artrite gotosa, o seu médico normalmente irá começar por prescrever um anti-inflamatório não esteróide (NSAID), como a indometacina (Indocin), ibuprofeno (Advil, Motrin e outros) ou naproxeno (Aleve, Anaprox, Naprosyn e outros). A aspirina deve ser evitada, pois pode aumentar o nível de ácido úrico no sangue (apesar de baixa dose de aspirina para a prevenção de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral tem pouco efeito sobre a gota).

Se você não pode tolerar um AINE, ou se estas drogas não funcionam para você, seu médico pode sugerir um corticosteróide. Os corticosteróides podem ser administrados por via oral ou injetado diretamente na articulação afetada. Outra opção é uma injeção de um composto chamado de hormona adrenocorticotrópica, que direciona a sua glândula supra-renal para fazer mais a cortisona.

Uma droga chamada colchicina, por vezes, é usado, mas, muitas vezes, provoca efeitos colaterais desagradáveis (como náuseas, vômitos, cólicas, diarréia) antes de ele ajuda a artrite.

Para evitar ataques de gota, o seu médico poderá prescrever-alopurinol (Aloprim, Zyloprim) ou febuxostat (Uloric) para fazer o corpo a produzir menos ácido úrico. Se os ataques são raros e respondem bem ao tratamento, este poderá não ser necessário. Geralmente é recomendada quando:

  • Ataques de gota são frequentes.
  • Ataques de gota não respondem prontamente ao tratamento.
  • Ataques de gota afectar mais do que uma junção de cada vez.
  • Há uma história de pedras nos rins e anterior a gota.
  • Um tophus desenvolveu.

O nível de ácido úrico no sangue, normalmente, começa a cair dentro de alguns dias após a primeira dose de alopurinol ou febuxostat. Pode demorar semanas de tratamento diário para o efeito completo para ocorrer. Outra abordagem de tratamento é tomar uma medicação (tal como Probenecida) que faz com que os rins a excretar mais úrico do que o habitual. Essas drogas funcionam bem em 70% a 80% das pessoas com gota. Mas eles não devem ser tomadas por pessoas que têm uma importante doença renal ou que já tiveram pedra nos rins.

Mais recentemente aprovado medicamentos para baixar o ácido úrico é pegloticase (Krystexxa). Devido ao seu custo e efeitos colaterais (especialmente reacções alérgicas) e porque ela só pode ser tomada por via intravenosa, este medicamento vai provavelmente ser recomendado somente quando outros tratamentos não funcionam.

Medicamentos para reduzir os níveis de ácido úrico (tais como alopurinol, febuxostat, ou probenecida) são geralmente tomado indefinidamente. Se interrompido, o nível de ácido úrico normalmente irá subir novamente e ataques de gota são susceptíveis de continuar.

Quando o médico prescreve um medicamento para reduzir o ácido úrico no sangue, ele ou ela também deve prescrever um segundo medicamento para evitar um ataque de gota. Isto porque qualquer alteração nos níveis de ácido úrico, para cima ou para baixo, pode desencadear um ataque. Estes preventiva medicamentos incluem uma baixa dose de colchicina ou uma dose baixa de um AINE. Uma vez que o ácido úrico é bastante reduzido por um período prolongado (cerca de 6 meses), a medicação preventiva pode ser interrompido.

Quando Chamar um Profissional

Contacte o seu médico sempre que tiver dor e inchaço em uma articulação. Se você já teve gota no passado, o seu médico pode sugerir que você tem Aines disponíveis, assim você pode levá-los, no primeiro sinal de um ataque.

Prognóstico

Mais de 50% das pessoas que tiveram um ataque de artrite gotosa terá uma segunda, geralmente dentro de seis meses a dois anos. Para as pessoas com doença mais grave, a longo prazo medicação preventiva é altamente eficaz na redução do ácido úrico, o que pode impedir ataques e, ao longo de meses a anos, causa de tofos para resolver.

Informações Adicionais

Artrite Fundação
P. O. Box 7669
Atlanta, GA 30357-0669
Telefone: 404-872-7100
Ligação Gratuita: 1-800-283-7800
http://www.arthritis.org/

Colégio americano de Rheumatology2200 Lake Boulevard NEAtlanta, GA 30319Phone: (404) 633-3777Fax: (404) 633-1870http://www.reumatologia.org/

Conteúdos médicos revisados pelo corpo Docente da Escola de Medicina de Harvard. Direitos autorais pela Universidade de Harvard. Todos os direitos reservados. Utilizada com a permissão da StayWell.

Leave a Reply